O som do ranger dos dentes

Bruxismo

O bruxismo, habito que pode acometer crianças, jovens e adultos, pode ser amenizado com o uso de placas estabilizadoras.

Depois de um dia cansativo de trabalho nada como uma boa noite de sono. Deitar, relaxar, dormir e só acordar no outro dia. No entanto, para muitas pessoas, a noite de sono não é tão boa assim. Muitos acordam durante a noite com a sensação de que estavam fazendo ruindo com os dentes. Na grande maioria dos casos, porém, é o conjugue ou alguém que dorme no mesmo cômodo que percebe o problema. Não é incomum ouvi-los dizer não adianta sacudir a pessoa ou tentar acordá-la, porque ela volta a dormir e continua regendo os dentes.

Esse problema, que acomete até 15% das crianças, é conhecido como BRUXISMO.

O bruxismo é um habito parafuncional caracterizado pelo atrito dos dentes em movimento não mastigatórios, ocorridos durante a noite e/ou dia. Ocorre de forma inconsciente e espontânea. É um problema que pode acometer adultos, jovens e crianças e geralmente traz complicações ao sistema mastigatório.

Nas crianças, o bruxismo aumenta na fase de dentição mista (troca dos dentes), por falta de estabilidade da oclusão. A medida que as pessoas envelhecem, porém, há uma redução dessa prevalência e não mais do que 2% ou 3% dos idosos rangem os dentes enquanto dormem.

O bruxismo pode ter causa médica comprovada (bruxismo Primário) ou pode estar associado a múltiplos fatores (Bruxismo Secundário), como uso de medicamentos que agem no sistema nervoso central, transtornos do sono, transtornos neurológicos, transtornos psíquicos, deficiências nutricionais, parasitoses, distúrbios gastrointestinais, hipertireoidismo, disfunção urológica, desordens endócrinas, rinite alérgica, epilepsia e hábitos deletérios (roer unha, morder lápis). Existem também certos fatores locais que podem estar relacionados ao bruxismo como: más oclusões, restaurações incorretas, doença periodontal, interferências oclusal e odontologia.

O habito de ranger e apertas os dentes desenvolvem diversas manifestações de ordem local e sistêmica. As principais consequências bucais são desgaste e mobilidade dos dentes, migração dental e hipersensibilidade dental. Já as consequências sistemáticas são inflamação e dor nos músculos da mastigação e do pescoço, limitação da abertura bucal dores de cabeça e ouvidos, entre outros. Em crianças na fase de troca dos dentes, o desgaste dentário pode ser tão intenso que contribui para a instalação de uma má oclusão, ou piorar um quadro já existente.

O principal meio de tratamento do bruxismo é o uso de placas estabilizadoras, que servem de proteção da estrutura dentaria e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises de bruxismo. O paciente deve usá-la para dormir continuamente, até o desaparecimento total dos sintomas. Porém, como o bruxismo parece ser cíclico, existe uma possibilidade de recidiva dos sinais e sintomas, e o uso da placa deve ser retomado.

O importante é diagnosticar o problema precocemente e controlá-lo. Para isso, a clínica Ortodontia, da Dra. Marcia Pasquarelli Bertman, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, conta com uma equipe qualificada para proporcionar a seus pacientes os melhores resultados na área. Assim, o som do ranger dos dentes nunca mais atrapalha seu sono.

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Cuidados com a higiene bucal

Próximo
Próximo

Ortodontia Inteligente: começa cedo e dura o resto da vida